O Que é Compound?

O que é Compound?

Início do Compound

CompoundCompound foi fundada no ano de 2017 em São Francisco, pela empresa Compound Labs Inc.. O seu objetivo era criar um protocolo que permitisse a criação de um mercado financeiro descentralizado e com taxas de juros baseadas nos seus ativos. A ideia foi bem recebida e recolheu apoio. Foi assim que, em 2018 a Compound labs, conseguiu agregar 8 Milhões de Dólares para começar o seu projeto. Compound é um Protocolo de Financiamento Descentralizado (Defi). 

Objetivo do Compound

O seu token é COMP, o seu objetivo é ter uma plataforma para os utilizadores, pedirem empréstimos de criptomoeda ou para emprestarem os seus tokens e ganharem juros sobre esses empréstimos. Compound tornou-se assim um dos principais protocolos de empréstimos de criptomoeda no setor Defi. De forma simples podemos dizer, que é uma conta poupança onde ganhamos juros por emprestarmos as nossas criptomoedas.

Funcionamento do protocolo

Em termos técnicos, o protocolo algorítmico da Compound trabalha para o mercado monetário. Os utilizadores/Investidores ao depositarem criptomoeda, vão obter juros. Tudo isto através de um Smart Contrat redigido como Pool de Liquidez. É esse Smart Contrat, que automatiza tudo, gere o armazenamento e atribui as taxas de juros. Por outras palavras o utilizador conecta-se ao Compound através de uma carteira Web 3.0 como por exemplo a Metamask. 

Precisa então de internet e uma carteira cripto. No sistema tradicional (bancos), ao depositar dinheiro no banco, recebe juros que o banco define e depois o banco empresta o seu dinheiro a outras pessoas levando juros bem mais altos do que lhe paga a si, ganhando com a diferença. Assim, fica com o seu dinheiro bloqueado/parado.

Sistema Compound

No sistema Compound, será o Smart Contrat a atribuir os juros, baseado na oferta e na procura. Sendo que a diferença dos juros, entre quem paga e quem recebe é mínima, não existe um banco por trás a ganhar com o dinheiro dos outros. A outra grande diferença é que não fica com o seu dinheiro bloqueado. É estranho não é?

Imagine por exemplo que deposita ETH, no Compound, o seu saldo será convertido em CETH, na mesma proporção dos ETH que depositou. Significa então que até pode vender os CETH, claro que quando for levantar os seus ETH, levantará pela mesma proporção dos CETH que tiver.

Tokens que encontra na Compound

AAVE; Basic Attention BAT; Compound COMP; DAI; Ethereum ETH; Fei usd FEJ; Chainlink LINK; Maker MKR; Sushiswap SUSHI; True usd TUSD; Uniswap UNI; usd coin USDC; Pax pullar USDP; Tether USDT; Wrapped btc WBTC; yearn.finance YFI; 0x ZRX;

Prós e Contras

Claro que há contras, estamos a falar de um software. Embora tenha sido auditado por empresas com renome no mercado, como a Trail of Bits e a OpenZeppelin, poderá haver bugs, e algum tipo de vulnerabilidade no protocolo. O mercado das criptomoedas sofre de grande volatilidade. Temos também novos tokens a aparecer deve sempre fazer a sua pesquisa, e não colocar o seu dinheiro em projetos duvidosos.

Por outro lado, é sempre atrativo, enquanto fazemos hold das nossas criptomoedas, poder ganhar juros sobre elas, ainda mais com taxas de dois dígitos ano.

Conclusão

Compound é um protocolo Defi dos mais populares. Muitos outros produtos utilizam os seus Smart Contrats. Quanto mais utilizadores/investidores tiver, mais descentralizado será. Compound poderá se tornar uma referência no ecossistema Defi.

plugins premium WordPress