O que é uma Wallet para Criptomoedas?

O que é uma Wallet?

Wallet

Uma wallet de criptomoedas é um software (uma Aplicação) ou hardware (equivalente a uma pen usb) que permite armazenar, receber e enviar criptomoedas, como Bitcoin, Ethereum e outras altcoins. 

Cold and Hot WalletÉ semelhante a uma carteira física em que armazena dinheiro ou cartões de crédito, mas em vez disso, é usada para armazenar chaves privadas que dão acesso às suas criptomoedas.

Funcionamento

Cada carteira de criptomoedas possui um endereço único que é usado para receber criptomoedas. Esses endereços são uma sequência de letras e números (chave pública) que podem ser compartilhados com outras pessoas ou empresas para receber pagamentos. 

Quando você deseja enviar criptomoedas, deve inserir o endereço da carteira do destinatário (chave pública) e a quantidade a ser enviada. A transação é verificada e processada através da tecnologia blockchain.

Além do endereço da carteira do destinatário, terá de escolher a rede em que vai enviar as moedas. O destinatário tem de ter essa rede na sua carteira e o respetivo token. 

Se não o fizer, corre o risco de perder as moedas enviadas.

Wallets dividem-se em Hot e Cold Wallets

As wallets de criptomoedas podem ser divididas em duas categorias principais: hot wallets e cold wallets. 

       Hot Wallet

       O que são

       Hot wallets são carteiras online e estão sempre conectadas à internet. Exemplos a Metamask ou a Exodus São convenientes para transações frequentes, mas menos seguras. 

      Uma hot wallet é uma carteira de criptomoedas que está conectada à internet e é usada para armazenar criptomoedas que pretende usar com frequência para transações diárias. 

       Essas carteiras são acessíveis por meio de aplicativos, extensões de navegador ou sites que permitem visualizar o saldo e fazer transações em tempo real.

       Como funcionam

       As hot wallets funcionam conectando-se à blockchain da criptomoeda específica e, em seguida, armazenando as chaves privadas necessárias para ter acesso ás criptomoedas. As chaves privadas são protegidas por uma senha ou frase de segurança que só o proprietário da carteira conhece.

       A vantagem de uma hot wallet é que ela é fácil de usar e permite que faça transações instantâneas. Pode usá-la para comprar bens e serviços ou para enviar criptomoedas para outras pessoas. 

       No entanto, como as hot wallets estão sempre conectadas à internet, elas são mais vulneráveis ​​a ataques cibernéticos, como malware e phishing, o que pode colocar as suas criptomoedas em risco.

       Conclusão

       É importante usar uma hot wallet com precaução e tomar medidas de segurança, como usar senhas fortes e autenticação de dois fatores (2FA). É aconselhável armazenar apenas uma quantidade limitada de criptomoedas numa hot wallet. 

       Cold Wallets

       O que são

       Uma cold wallet é uma carteira de criptomoedas offline que é usada para armazenar criptomoedas por um longo período de tempo. Exemplos de Cold Wallets temos a Ledger e a Trezor.

       Ao contrário das hot wallets, que estão sempre conectadas à internet, as cold wallets são armazenadas em dispositivos físicos desconectados da rede. 

       Existem dois tipos principais de cold wallets: hardware wallets e paper wallets.

       Hardware Wallet

       Uma hardware wallet é um dispositivo físico    semelhante a um pen drive, que armazena as chaves privadas necessárias para ter acesso ás suas criptomoedas. 

       Esses dispositivos são projetados especificamente para armazenar criptomoedas com segurança e são protegidos por senha e autenticação de dois fatores (2FA).

       Paper Wallet

       Já uma paper wallet é uma carteira física impressa em papel, que contém as chaves privadas da carteira. 

       Esse tipo de carteira é considerado o mais seguro, pois é totalmente desconectado da internet e, portanto, não pode ser hackeado. 

       No entanto, a paper wallet pode ser vulnerável a danos físicos, como rasgos ou humidade, que podem tornar as chaves privadas ilegíveis.

       Há ainda quem use outro material em vez do papel, como o alumínio, ferro ou aço, para gravar as chaves privadas da carteira e guardar em cofre.

Evitando assim a corrosão que o papel sofre ao longo do tempo.

       Funcionamento das Cold Wallet

       Quando desejar fazer uma transação usando uma cold wallet, primeiro precisa conectá-la à internet e, em seguida, transferir as criptomoedas da cold wallet para uma hot wallet. 

       Depois de concluir a transação, você pode desconectar a cold wallet da internet novamente para mantê-la segura.

       Conclusão

       A vantagem de uma cold wallet é que ela é muito mais segura do que uma hot wallet, pois é impossível de ser hackeada enquanto estiver offline. 

       No entanto, pode ser menos conveniente de usar, pois é necessário conectar a cold wallet à internet sempre que desejar fazer uma transação.

Em Suma

Os dois tipos de Wallets são importantes e têm a sua especificidade. 

Ou seja uma hot wallet, é ótima para utilizar com frequência, sendo que é preciso ter muito cuidado, visto estar ligada à internet com frequência. 

Já, uma Cold wallet ajusta-se perfeitamente se tem moedas, que está a pensar em guardar por bastante tempo.

Nesse caso não faz sentido ter as suas moedas numa carteira ligada à internet.

Cuidado

Chaves públicas podem-se partilhar.

Chaves privadas são o código de acesso ás suas moedas, se alguém tiver acesso à sua chave privada vai ter acesso ás suas moedas, vai perder o seu dinheiro.

Se não tem as chaves, não tem acesso às moedas.

plugins premium WordPress