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Como Analisar e Avaliar Projetos Criptográficos e Blockchain

Nesta publicação, vamos analisar os aspetos fundamentais da abordagem qualitativa e quantitativa criada por Jonathan Habicht, para analisar criptomoedas e projetos blockchain. Esta estrutura está dividida em duas partes. A primeira parte é sobre dados qualitativos, nesta parte da análise, o principal objetivo é compreender certos aspetos, como a história da equipa, a visão geral, a tecnologia e o potencial de médio a longo prazo de um projeto. Este passo é também muito importante para garantir que não está a investir num projeto fraudulento.

Para obter uma visão geral e clara e tornar os seus potenciais investimentos comparáveis uns com os outros, Jonathan Habich desenvolveu uma segunda parte para esta análise, que chamou de abordagem quantitativa.

Toda a abordagem é viável para projetos estabelecidos no espaço criptográfico, mas também para as ICO.

Fatores qualitativos

Em primeiro lugar, temos de reconhecer que as técnicas subjetivas e também baseadas em dados para analisar criptomoedas nunca são imutáveis. À medida que a indústria muda e cresce, os parâmetros de avaliação dos projetos também precisam de mudar, novas experiências e conhecimentos devem ser tidos em conta quando se olha para o mercado.

Muito poucos investidores têm uma experiência substancial em antecipar o desenvolvimento de novas classes de ativos, especialmente com a criptografia, é difícil encontrar algo que o compare ou encontre dados que tornem as previsões mais válidas. Devido à incapacidade de confiar em dados que teríamos em conta na avaliação dos ativos tradicionais, como ações ou obrigações, novos aspetos assumem um papel dominante nesta nova classe de ativos de criptomoeda. É essencial desenvolver os seus próprios esquemas e abordagens de avaliação pessoal e certificar-se de que se sente confortável com eles e que acrescentam valor ao seu processo de tomada de decisão.

Jonathan Habicht determinou seis fatores principais para analisar:

– Visão

– Equipa

– Potencial (mercado)

– Tokenomics

– Adoção e Estratégia

– Potencial (crescimento) e Planeamento/Roteiro

VISÃO

A falta de visão não é claramente o problema para a maioria dos projetos no espaço. Na maioria dos casos, é precisamente o oposto: muitos projetos prometem uma nova tecnologia revolucionária que mudará completamente o mundo ou pelo menos perturbará toda uma indústria. Estas promessas podem parecer impressionantes à primeira vista, mas deve sempre pensar por si mesmo e ainda mais importante, para si mesmo, quão viável é esta visão e quão altas são as hipóteses de se tornar uma realidade um dia, do ponto de vista técnico e do ponto de vista de potenciais utilizadores.

Use o senso comum e a sua própria visão da realidade para determinar se o que o projeto está a oferecer é possível e, ainda mais criticamente, se é realmente necessário em relação ao seu potencial para resolver problemas reais. O seu foco deve ser encontrar projetos com uma proposta de valor clara e uma nova abordagem para resolver problemas no mundo real. Se não o consegue detetar no projeto que está a estudar, por favor, poupe algum tempo e não o aprofunde mais. A criação de valor e a capacidade de resolução de problemas reais, fazem com que uma empresa valha o seu tempo e dinheiro e, portanto, um bom investimento.

Aqui ficam algumas perguntas que deve fazer a si mesmo ao examinar a Visão de um projeto blockchain:

– Existe um caso específico de utilização e visa resolver um problema?

– O método proposto baseado em blockchain é significativamente melhor do que a abordagem centralizada tradicional?

– É realmente necessário um token para isto?

– As vantagens são claras e mensuráveis?

Equipa do Projeto

Como não podemos contar com “factos concretos” durante a nossa análise, temos de confiar na equipa como um dos principais fatores para o sucesso futuro de um projeto. Especialmente a formação e a história dos membros da equipa, mas também a composição de diferentes competências, complementaridades e know-how desempenham um papel significativo.

Deve também olhar mais de perto para os consultores e parcerias que um projeto conseguiu agregar. Este é um excelente indicador do estado de um projeto dentro do setor.

Os consultores podem também tornar-se um fator crítico para o sucesso, especialmente para projetos que são confrontados com um número crescente de concorrentes dentro do seu nicho, ou quando o seu sucesso depende de redes e acesso a grandes players numa indústria específica (por exemplo, projetos de cadeia de abastecimento). No entanto, também as competências adicionais e o conhecimento de um consultor podem levar um projeto a um novo patamar.

Aqui ficam algumas perguntas que deve fazer a si mesmo ao olhar para a equipa de um projeto blockchain:

– Quais são os projetos em que os membros da equipa trabalharam no passado?

– Como foram executados estes projetos?

– Há relatos de fraudes, polémicas, crimes, envolvendo membros da equipa?

– Os gestores (pelo menos) estão qualificados o suficiente para o seu trabalho?

– Quão experientes são os conselheiros?

– Qual a mais-valia que os consultores trazem para o projeto?

– Qual o potencial de mercado?

Já respondemos à questão de saber se e como um projeto fornece valor a uma base de utilizadores específica, agora é hora de descobrir o tamanho dessa base de potenciais utilizadores.

Foco em grandes mercados com dinâmicas fáceis de entender. Se é um pequeno nicho de mercado, descubra o potencial que tem, olhando para o tamanho das empresas tradicionais no espaço.

Em suma: Para ganhos significativos, é necessário um grande mercado que possa criar uma procura substancial por um token ou moeda de projeto.

Existem duas formas de determinar o potencial de mercado de um projeto blockchain ou criptomoeda:

Analise em profundidade a estrutura, características e dimensão do mercado/sector-alvo e crie diferentes cenários de adoção (pessimista, realista, otimista).

Se está a lidar com um projeto focado no cliente, deve avaliar as redes sociais do projeto. Preste atenção ao tamanho da base de utilizadores/seguidores, à atividade, ao tom geral e à transparência. Se uma ICO foi vendida num curto espaço de tempo e tem uma comunidade empenhada e aberta, isso pode mostrar algum entusiasmo real entre uma comunidade.

Aqui ficam algumas questões que deve fazer a si mesmo ao examinar o potencial de mercado de um projeto blockchain:

– Quantos potenciais utilizadores existem?

– Haverá pessoas suficientes para criar procura que impulsione e sustente o projeto? (Compare com outros projetos mais estabelecidos ou concorrentes)

– Existe potencial para perturbar um mercado ou uma indústria existente?

– O mercado-alvo está a crescer ou a diminuir?

– Quantos concorrentes existem? (tradicionais e startups)

– Em que é que este projeto difere dos seus concorrentes?

– Quais são as tendências gerais para este mercado?

– Qual problema que o projeto visa solucionar o mesmo poderá aumentar ao longo do tempo?

– A proposta de valor deste projeto está ligada a este mercado específico ou pode ser transferida para diferentes sectores?

Tokonomics

A “tokenomics” descreve o desenho de um token, bem como a estrutura e matemática em que o token funciona dentro do ecossistema do projeto. No primeiro nível (design), seria possível alcançar um bom “tokenomics” se todos os possíveis intervenientes no projeto (clientes, utilizadores, investidores, etc.) estivessem a criar procura para o mesmo. Procure uma utilização real da moeda para manter a estabilidade da rede ou como meio de pagamento de produtos ou serviços específicos dentro da rede.

Um bom “token” deve:

– Entregar valor a todas as partes interessadas;

– Ter uma função real;

– Recompensar utilizadores e investidores por serem os primeiros a adotar;

– Recompensar utilizadores para trazer novos utilizadores para a rede;

– Fornecer incentivos a longo prazo por manter o token;

Por outro lado, deve olhar para a tokenomics do ponto de vista do investidor:

– Preço por Token;

Total de Fornecimento Circulante (todas as moedas atualmente negociadas) Tenha isso em conta ao determinar se uma moeda é “barata” ou se existem apenas muitas;

Capitalização de Mercado (preço, multiplicado pela oferta total) Determina o potencial de crescimento de uma moeda (baixa capitalização = elevado potencial de crescimento)

Volume de Negociação – a quantidade de criptomoeda que mudou de mãos durante um determinado período, geralmente 24 horas. Normalmente, as diferentes bolsas apresentam o seu próprio volume por um determinado período de tempo, mas se estiver a olhar para uma determinada moeda e a decidir se investe ou não, não se esqueça de olhar para o volume total e não apenas para uma única exchange.

Tempo de Transação – O tempo que leva para transferir um token ou moeda da carteira A para a carteira B.

Aqui ficam algumas perguntas que deve fazer a si mesmo ao examinar a tokenomia de um projeto blockchain:

– O token fornece valor real ou é apenas especulativo?

– O token tem um caso de uso para além de um ativo especulativo?

– Os intermediários são eliminados ou compensados através do token?

– Como está a relação entre o preço, o valor de mercado e a oferta?

– Está a investir numa moeda de alto potencial (baixa capitalização de mercado)?

Adoção e Planeamento

Uma visão por si só não significa muito e certamente não faz uma boa empresa. Se esta visão nunca for convertida à realidade, mesmo a melhor ideia não terá valor. Por outras palavras: não se trata da ideia, trata-se de como a equipa pode executar esta ideia.

A adoção é a ponte entre a Visão e a Realidade.

A maioria das startups blockchain está muito aberta a forçar a distribuição dos seus tokens e a traçar os seus planos no planeamento do projeto. O planeamento e o seu cumprimento é outro aspeto vital no processo de avaliação de uma startup blockchain e da sua criptomoeda. Dá aos investidores e utilizadores uma visão geral do que está planeado e para onde o projeto está indo.

Na melhor das hipóteses, o roteiro contém um plano detalhado para os próximos 24 meses. Nunca dê por adquirido o que está delineado num planeamento de projeto, muitas equipas não atingem os seus objetivos, seja em relação a prazos ou recursos. O constante desenvolvimento e a comunicação contínua com a comunidade podem compensar isso se as explicações para os atrasos forem razoáveis.

Eis algumas perguntas que deve fazer a si mesmo ao examinar a adoção e o roteiro de um projeto blockchain:

– O plano contém uma estratégia clara e realista?

– Como é que a equipa é treinada em relação ao marketing? (equipa e estratégia) – Qual a taxa de execução do plano até agora levado a cabo pela equipa?

Potencial de Crescimento

Muitos destes jovens projetos ainda não são capazes de fornecer um produto funcional. Baseiam-se em redes de teste, versões beta ou MVPs. No início, a especulação e o dinheiro que acompanham, é tudo o que os move e os mantém vivos o tempo suficiente para cumprirem as suas promessas no futuro. Você, como investidor, tem de decidir se acredita na equipa, na visão e na promessa de um produto funcional, identificando assim o potencial global, analisando todos os aspetos de que falamos neste artigo. Não se deixe iludir por exageros e falsas promessas.

Aqui ficam algumas questões que deve fazer a si mesmo ao examinar o potencial global de um projeto blockchain:

Seguindo a mesma metodologia:

– A moeda está subvalorizada?

– Como estão as métricas de negociação? (Volume, capitalização de mercado, etc.)

– Quais são, por exemplo, as razões para o baixo volume de negociação? (a moeda é negociada apenas em algumas exchanges ou o interesse geral neste projeto é muito baixo?)

– Como é que o preço reagiu a notícias positivas no passado? – Há algum tipo de exagero?

Lembre-se sempre que há muito dinheiro a ganhar a curto prazo, especialmente durante um mercado em ascensão, não importa em que projeto investe. No entanto, se pretende obter lucros a longo prazo e retornos excecionais sobre os seus investimentos, mantendo o risco ao mínimo, deve olhar mais de perto para os pontos focados neste artigo e tirar as suas próprias conclusões.

Fatores Quantitativos

Devido ao enorme hype em torno da blockchain e das criptomoedas, os investidores têm dificuldade em filtrar informação e ver através de todo o ruído. Comparar diferentes projetos entre si numa base sólida e válida não é tarefa fácil.

Se procurar entrevistas e artigos sobre este tema, provavelmente encontrará estruturas muito semelhantes às que foram apresentadas anteriormente neste documento. História e equipa, visão e produto, qualidade do “White Paper”, ou a simples questão sobre a proposta de valor de um projeto e capacidade de resolução de problemas são fatores críticos para o sucesso de um projeto.

No entanto, é possível fazer mais para ajudar a tomar melhores decisões.

A grande vantagem dos projetos blockchain é que a maioria dos projetos são de código aberto, o que significa que a maior parte do código é público e muitas das discussões são realizadas de uma forma muito transparente.

Os dados que recolhemos através destes canais também devem entrar no nosso processo de avaliação. Este artigo, irá explicar como escrutinar e analisar esses dados para determinar a legitimidade e o potencial de um projeto.

Para isso Jonathan Habicht, desenvolveu, também, uma estrutura que apresenta dados quantitativos para além dos fatores qualitativos.

Ao fazê-lo, criou uma nova perspetiva holística sobre projetos específicos e criptomoedas. O ponto de partida para esta estrutura são 23 fatores, que são divididos em seis categorias e avaliados numa escala de 1 a 3.:

– Produto

– Código

– Comunidade

– Tração

– Negociação

– Network

Produto

Vejamos Ethereum por exemplo. Ethereum disponibiliza um white paper abrangente e claro (3). Existem alguns concorrentes (EOS, NEO, LISK, etc.). Muitos deles afirmam ter resolvido os problemas técnicos com que o Ethereum está atualmente a debater-se.

Por outro lado, isso ainda não foi provado e, até ao momento, Ethereum continuará a ter a quota de mercado mais significativa no seu espaço e criou uma poderosa barreira à entrada de novos concorrentes (2). O tempo de bloqueio atual da blockchain ethereum é de 15 segundos. (2) A Blockchain e os seus contratos inteligentes estão a construir as bases para muitos casos de utilização e aplicações descentralizadas (3). O planeamento de Ethereum fornece uma perspetiva clara sobre os planos futuros do projeto (3). Ethereum obteve 13 de 15 pontos na categoria “produto” do Quadro. Dica: Neste momento, é importante mencionar que diferentes aspetos devem ser avaliados de forma diferente entre as diferentes categorias de criptomoedas. O tempo de bloqueio, por exemplo, desempenha um papel significativo em projetos que se baseiam na escalabilidade, onde noutros casos (moedas que funcionam como reserva de valor, por exemplo) não é tão importante.

Comunidade

Nesta categoria, o projeto OmiseGo soma 14 dos 15 pontos. A presença online pode ser classificada como 3. Com uma pontuação no Reddit de 3 e uma pontuação no Telegram de 2, a OMG consegue uma boa média para um projeto do seu tamanho. Vitalik Buterin e Joseph Poon estão no conselho consultivo (3), e muitos influenciadores têm falado sobre OmiseGo de uma forma positiva (3) Dica: Como se mencionou anteriormente, o Twitter é uma fonte fascinante de informação se conseguir identificar opiniões boas e válidas entre as toneladas que estão espalhadas. Devido ao grande número de bots e utilizadores falsos, a rede não é uma fonte de dados quantitativos fiáveis. Este pormenor será abordado mais adiante. A pontuação do Reddit é colocada em perspetiva (valor de mercado) de modo a não discriminar projetos menores (mais jovens) e ICOs.

Adesão

Nesta categoria, o OmiseGo tem uma pontuação de 8 em 9. O produto está ativo, mas o código não é público (2). Muitos comerciantes e clientes estão a usar a rede no Sudeste Asiático (3), a empresa estabeleceu parcerias com 200 agências da McDonald’s na área (3).

Dica: 5000 transações pode parecer um número muito aleatório, mas, mais uma vez, o conceito de padrões diferentes depende do caso de utilização de um projeto. Além disso, é importante referir que estes números são muito dinâmicos, com uma taxa de adoção mais elevada, estes critérios de referência alterar-se-ão.

Código

Nesta categoria, Bitshares teria uma avaliação de 9 em 12. Os desenvolvedores por trás do projeto são anónimos e não podem ser identificados (2). Github informa que há 5.300 compromissos de 79 desenvolvedores (3). No último mês, houve 80 compromissos de 23 programadores (3). No entanto, os grandes desenvolvedores representam quase 50% de todos os compromissos (1).

Dica: Uma classificação baseada na distribuição da contribuição para o projeto pode ser o ponto mais controverso desta estrutura. Embora possa não ser inevitavelmente negativo ter um pequeno grupo de desenvolvedores líderes, o risco aumenta se um fator crítico de sucesso estiver concentrado num pequeno grupo de pessoas.

Trading

Nesta categoria, Augur está classificado com 10/12 pontos. O preço caiu no último mês cerca de 70% (3), mas também aumentou cerca de 1700% em relação ao ano anterior (3). Augur está listado em duas das principais exchanges (Binance e Kraken) (2).

O suplemento total está limitado a 11 milhões REP. Quase todos os tokens foram distribuídos em 2015, e a equipa detém 20% do total de ações (2) Dica: Ao avaliar o retorno potencial de um token, deve sempre considerar a sua própria estratégia e objetivos de investimento. Se um projeto tiver ganho 10x, 20x ou até mais durante um curto período de tempo, pode não ser a melhor negociação para curto prazo num futuro próximo. Se os fundamentos estiverem corretos, o mesmo projeto pode ser um grande investimento a longo prazo. A mesma lógica aplica-se as listagens das exchanges. Para negociações de curto prazo, é preferível um projeto que ainda não está listado nas grandes exchanges.

“Network”

A médio e longo prazo, o sucesso de um projeto depende fortemente dos efeitos da rede e do hype. Quanto mais utilizadores, fãs e investidores um token tiver, mais fácil será conseguir uma adoção generalizada. Os dados desta categoria são direcionados para o número de pessoas que possuem, usam ou ouvem falar de um determinado projeto ou cripto.

Bytecoin teria uma pontuação de 7.5 em 12 nesta categoria. O projeto teve cerca de 7.700 menções no Twitter (2) e 350 Notícias no último mês (2). A comunidade Reddit inclui 13.000 pessoas, e têm um Twitter de 44.000 seguidores (1 + 2 = 1,5). A pontuação de tendência da Google é de 0.006 (2)

Conclusão

A primeira parte da análise centrou-se na avaliação de criptomoedas e projetos blockchain com base em dados qualitativos. É mais sobre compreender a história, a equipa, o produto e a visão de um projeto. Utilize estes parâmetros apresentadas para aprofundar o valor real dos projetos.

Esta metodologia não é garantia de sucesso, que todas as suas decisões neste mercado serão bem-sucedidos, só porque segue estes passos, mas este modelo pode ser um guia ou mapa para encontrar o seu próprio caminho para avaliar projetos blockchain, e se o fizer de forma constante e com muito esforço e disciplina, o número de investimentos bem-sucedidos dificilmente não deixará de aumentar.

Autor: Jonathan Habicht

Fonte: medium.com

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